INDÚSTRIAS DE VINHO - Panceri é reconduzido à presidência do Sindivinho

*Eleição aconteceu na noite desta segunda-feira (26/05/2014), em Pinheiro Preto. Empresários reconduziram o atual presidente ao cargo de forma unânime.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Vinho de Santa Catarina (Sindivinho/SC), Celso Panceri, foi reeleito para o cargo em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (26), em Pinheiro Preto. Ele cumpre o terceiro mandato consecutivo a frente do sindicato e recebeu votação unânime dos empresários do setor.

Durante o encontro, Panceri falou dos avanços conquistados nos últimos anos pela indústria do vinho catarinense, como a redução de impostos sobre os produtos comercializados e a celebração de convênios de cooperação, além de parcerias com o Sebrae e Fiesc. “Acredito que estamos no caminho certo. A união dos empresários através do sindicato é o melhor caminho para buscarmos melhorias e incentivos à classe", enfatizou.

O presidente enalteceu também a instalação do Laboratório de Bebidas do Senai (Lateb), que será inaugurado no próximo mês, em Pinheiro Preto. “Esta é uma conquista articulada pelo Sindivinho. O Lateb está entre os quatro melhores laboratórios de análises de bebidas do Brasil e, sem dúvida, o melhor do Estado. Com isso, através de tecnologia de ponta, os fabricantes de vinho terão à sua disposição mais uma ferramenta para a melhoria e análise dos seus produtos", disse.

Panceri fez ainda um relato sobre a viagem que realizou à Itália, na semana passada, quando assinou um termo de cooperação com o governo italiano para um intercâmbio em tecnologia, conhecimento técnico e turismo na área da uva e do vinho, iniciativa que vai facilitar a troca de informações entre os produtores na busca de avanços para o cultivo de novas variedades da fruta e na elaboração da bebida.

Na sequência da posse, o fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Juliano Siminoni, proferiu palestra sobre a nova lei do vinho, legislação que está sendo colocada em prática em todo país e que vai exigir adequações deste a produção até a venda do vinho e seus derivados nos próximos anos. Ele tirou dúvidas do empresários e falou sobre como o Governo Federal vai agir no acompanhamento dos processos industriais a partir de agora.

PRÓ-VINHO DO BRASIL

Na mesma assembleia, foi também feita a eleição da nova presidência da Associação Pró-Vinho do Brasil, entidade que busca incentivos e recursos para o desenvolvimento de programas e ações voltadas ao vinho brasileiro. A ex-presidente, Iliana Schuler, repassou o cargo para Panceri, assim como tomaram posse os demais integrantes da diretoria da associação.

Clique aqui para ver a nova Diretoria 2014-2017.